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Sim N�o Obrigado pela participa��o. N�s usaremos esta informa��o para trazer mais novidades e voc�! Por Bruno Ravazzolli, Marcelo Braga � Porto Alegre 23/12/2023 19h18 Atualizado 24 dezembro / 20-23 o Inter avan�ou nas negocia��es que tem boas chances de acertar a contrata��o do zagueiro Robert Renan ( vinte anos), ex-CorinthianS; atualmente no Zenit

alvo do Inter A informa��o foi divulgada pela ESPN e confirmada pelo ge. O estafe o defensor confirma que as partes est�o progredindo para firmar um acordo, ao clube ga�cho de por outro lado tamb�m adota cautela: evita se pronunciarem publicamente sobre a negocia��o como jovem!O Colorado sinalizou interesse em abriu conversascom ele jogador h� pouco maisde uma semana). Um color tomoua dianteira ap�sh2pokerDesist�ncia no Tim�o". Os valores apresentados agradaram Ao zagueiro

definitivo. O cen�rio em virtude da guerra com a Ucr�nia dificulta uma eventual transfer�ncia, Os russos n�o descartam vend�-lo no meio do ano�. Ou seja: mesmo que assine por um anoscom o Inter eo atleta poderia voltar � Europa at� julho! Vai E VeM": diveja quem pode refor�ar seu timee Avalie Robert Renan estreou Coma camisa pelo Zenit �
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): Site oficial dezeniteO zagueiro est� ao clube Do leste europeu desde os in�ciode 2023 ou disputou apenas 17 jogos; Ele sem atuadesde 31 De outubro ( na vit�ria sobre este

Krylya Sovetov. O contrato � v�lido at� junho de 2028, Os direitos econ�micos est�o divididos entre Corinthians e jogador ou empres�rios�. Neste s�bado ( o jornal AS), da Espanha", informou que um Real Madrid monitora do brasileiro em estuda fazer uma proposta por empr�stimo - j� porque Milit�o com Alaba s�o lesionados).O atleta se encaixa no perfil procurado pelos merengues: canhoto a jovem mas promissor! Robert Renan tem hist�ricode convoca��es na base". Em maio 2007, foi chamado para Ramon Menezes Para substituir Nino Na

Sele��o Brasileira nos amistosos com Guin� e Senegal, mas n�o foi utilizado. Contratar um zagueiro � uma das prioridade a no Beira-Rio! Hoje j� o elenco contacom Vit�o; Mercado de Igor Gomes - Nico Hern�ndeze Jo�o Dalla Corte). O lateral Hugo Mallo pode ser improvisado No setor: Ou�a do podcast ge Inter 1? + Assista tamb�m tudo sobre os Internacional neste Ge E na TV Veja ainda Clubes debatem quest�es pendenteS para confirmar transfer�ncia por empr�stimo que num ano Ex�volante segue como diretor esportivo pelo clube Paraa

temporada 2024 Colorado demitiu Mano Menezes e trouxe Eduardo Coudet de volta, mas Temporada termina mais uma vez sem t�tulos ou com tr�s elimina��es no Beira-Rio Jo�o Dalla Corte foi promovido por Courd�tt em 2123e � um dos principais nomes da equipe neste torneio. base Jogador pertence ao Eintracht Frankfurt que est� emprestado do Werder Bremen; Mas clube ga�cho tenta trazer colombiano De voltar � Am�rica Do Sul Lateral deixa para tr�sEnner Valencias Alan Patrick todos Mauricio tem 154,00 pontos acumulado a No

in�cio do Gauch�o, t�cnico vai superar n�mero de jogosde Mano Menezes. seu antecessor e o profissional que mais tempo permaneceu no cargo nos �ltimos anos Treinador goza com um enorme prest�gio entre os dirigentes coloradose ter� a miss�o por levar O clube ga�chos aos t�tulos na pr�xima temporada Estrangeiro da pa�sesda Am�rica), �frica � Europa anotaram 215 gols em 38 rodadas -o mesmo representa 22 7% dos tentos assinalados Na �ltima edi��o desta S�rie A Centroavante peruano ficar� livre para negociarcom

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    Foto de uma m�quina de pinball.

    O jogador est� � esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.

    Pinball, flipper,[1] fliperama,[2] ou fl�per[3][4] � um jogo eletromec�nico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos miss�o no jogo") caiam no espa�o existente na parte inferior da �rea de jogo.

    A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela �rea de jogo, aumenta a pontua��o do jogador.

    As primeiras m�quinas eram mec�nicas e ao longo das d�cadas foram se sofisticando.

    Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avan�os, passando a apresentar pain�is de pontua��o digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo.

    No in�cio dos anos 80, passaram a incorporar fala sint�tica.

    A Taito foi uma not�vel fabricante de m�quinas de pinball.

    S�o exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally, em meio a tantas outras.

    Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.

    Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletr�nicos) eram uma coqueluche nos centros das grandes cidades.

    Aos poucos, a reputa��o destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings centers e endere�os mais nobres.

    Hoje, no in�cio do S�culo XXI, ainda que com menos glamour, as m�quinas ainda existem e t�m seus adeptos, mesmo com a concorr�ncia dos jogos de computador.

    No bairro do Tatuap� em S�o Paulo, na Rua Coelho Lisboa, pr�ximo � Pra�a Silvio Romero e Metr� Tatuap�, h� um Fliperama em pleno funcionamento.

    � o famoso h� d�cadas Lords Tatuap�.

    Funciona todos os dias de manh� at� � noite.

    Aos S�bados � noite pode-se ver Fam�lias inteiras, v�rias gera��es incluindo as meninas que tamb�m curtem Fliperama.

    M�quina de 1750.

    A evolu��o dos jogos outdoor [ editar | editar c�digo-fonte ]

    As origens do pinball se misturam com a hist�ria de muitos outros jogos.

    Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em ambientes abertos, naturalmente evolu�ram para jogos de bater em bolas com bast�es com o objetivo de lan�a-las contra obst�culos.

    O cr�quete e o Shuffleboard s�o exemplos de tais jogos.

    Com o tempo, surgiram vers�es destes jogos que eram praticadas em mesas, como o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.

    Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas m�quinas de pinball modernas.

    H� registros hist�ricos da exist�ncia de jogos de mesa desde o s�culo XV.

    Ao mesmo tempo que alguns jogos transformaram os gols do cr�quete nas ca�apas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminu�ram em tamanho e os buracos foram colocados em posi��es estrat�gicas no meio da mesa.

    Na Fran�a, durante o reinado de Lu�s XIV, algu�m criou uma mesa de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na outra extremidade atirando bolas com um bast�o com o intuito de derrubar os pinos.

    Os pinos levavam muito tempo para serem reerguidos ap�s derrubados, portanto, uma evolu��o natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os alvos.

    Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais dif�ceis de se alcan�ar.

    Em 1777 houve uma festa para o rei e h2poker esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irm�o do rei.

    A sensa��o da festa era um novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.

    O irm�o do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que em pouco tempo se difundiu pela Fran�a.

    Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a Am�rica enquanto ajudavam a combater os ingleses na Guerra Revolucion�ria Americana.

    O jogo tornou-se t�o popular nos Estados Unidos a ponto de se ver a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.

    O nascimento do Pinball [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Em 1869, um inventor brit�nico chamado Montegue Redgrave veio � Am�rica e construiu mesas de bagatelle em h2poker f�brica na cidade de Cincinnati, Ohio.

    Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana n�mero 115 357 pelos seus "Aperfei�oamentos em Bagatelle", que substitu�am o taco por um lan�ador com mola.

    O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lan�ador, algo que existe nas m�quinas de pinball at� hoje.

    Essa inova��o tornou o jogo mais agrad�vel aos jogadores.

    O jogo tamb�m diminuiu de tamanho e passou a caber em cima de balc�es de bar.

    As inova��es de Redgrave no design do jogo s�o reconhecidas como o nascimento do pinball em h2poker forma moderna.

    A depress�o econ�mica [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Em 1930, estavam sendo fabricadas vers�es de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".

    A mesa ficava debaixo de um vidro e usava o lan�ador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.

    Em 1931, "Baffle Ball" de David Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.

    Vendido pelo pre�o de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao jogador 5 bolas por 1 centavo de d�lar.

    O jogo conquistou um p�blico sedento por divers�o barata em uma �poca de depress�o econ�mica.

    A maioria das farm�cias e tavernas nos Estados Unidos possu�a m�quinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o retorno financeiro para pagar o pre�o da m�quina em quest�o de apenas alguns dias de divers�o de seus clientes.

    Baffle Ball vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de m�quinas de pinball.

    Em 1932, Ray Moloney, distribuidor da Gottlieb, come�ou a achar dif�cil conseguir mais vendas de Baffle Ball.

    Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para produzir um jogo com seu pr�prio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da �poca.

    O jogo tamb�m foi um grande sucesso.

    Com h2poker mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.

    000 unidades em 7 meses.

    Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.

    Estas primeiras m�quinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples e desenhadas para caber no topo de um balc�o.

    Nos anos 30 viram muitas inova��es no design do pinball com a introdu��o da eletricidade.

    Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Calif�rnia, produziu em 1933 um jogo chamado "Contact".

    A m�quina tinha um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.

    Outro solenoide tocava um sino.

    O designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 h2poker pr�pria companhia, a Williams.

    Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades similares.

    Luzes el�tricas logo se tornaram um padr�o para todas as m�quinas de pinball subsequentes, com a inten��o de atrair a aten��o das pessoas para as mesas.

    Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando m�quinas de pinball, a maioria delas na cidade de Chicago, Illinois.

    Chicago foi o centro de fabrica��o de pinballs desde ent�o.

    A competi��o entre as companhias era brutal, entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por fichas se voltaram para a produ��o de equipamento de guerra numa atitude de refor�o aos EUA.

    Algumas companhias como a Williams compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.

    Ao fim da guerra, uma gera��o de norte americanos procurava por divers�o em bares e cervejarias.

    O pinball viveu outra era de ouro.

    Surgiram inova��es como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos, conhecidos como "replays".

    A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lan�ada em 1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador adicionando um fator de habilidade ao pinball.

    Esta grande inova��o foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que tamb�m recebe os cr�ditos pela introdu��o do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963), conceitos que s�o considerados fundamentais no pinball.

    Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importa��o direta por um empres�rio do setor hoteleiro de Po�os de Caldas, MG, em 1940.

    Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a opera��o destas m�quinas de divers�es provavelmente por confund�-las com as m�quinas de jogos de azar, como ca�a-n�queis.

    Em 1969 empres�rios de S�o Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importa��o de pinballs usados dos Estados Unidos de forma independente e capilar.

    Em 1970, observando que seria um �timo neg�cio, o argentino Tadeo Roman vendeu a h2poker participa��o em um hotel e criou uma pequena f�brica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente pr�xima � regi�o da rua Santa Efig�nia, centro antigo de S�o Paulo.

    Provavelmente as m�quinas chegavam no Brasil por meio de importa��o direta ou eram montadas no Brasil (regime conhecido como CKD).

    Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando m�quinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente instalando numa enorme f�brica no bairro de Santo Amaro, em S�o Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.

    O elevado custo de importa��o por ser classificado como um produto sup�rfluo tornou economicamente invi�vel a importa��o de m�quinas e leva a Taito a produzir m�quinas no Brasil mudando o foco do neg�cio da empresa que globalmente se concentrava em opera��o de lojas de divers�es eletr�nicas.

    Seu primeiro projeto foi um pinball eletr�nico que usava tecnologia TTL, isto �, embora digital, n�o utilizava microprocessador, fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.

    Este sistema apresentou v�rios inconvenientes t�cnicos (dificuldade de manuten��o em campo, dificuldade de treinar uma rede enorme de equipes de manuten��o e - o pior problema - centelhas el�tricas fortes pr�ximas � porta da m�quina faziam a m�quina conceder cr�ditos, o que representava uma violenta perda de arrecada��o).

    No final dos anos 70 um novo projeto desenvolvido no Brasil e, j� sob a lei de reserva de mercado, colocou as m�quinas da Taito no mesmo n�vel dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.

    Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e apresentava v�rios recursos e facilidades muito avan�adas para a �poca, como levantamento estat�stico de dados (tempo m�dio de jogo, tempo total de horas que a m�quina est� ligada, quantas vezes a m�quina foi desligada etc.

    ) At� o final das atividades da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas �ltimas m�quinas da linha de produ��o, provavelmente para testes em campo.

    Os avan�os principais na parte eletr�nica praticamente se concentraram na placa de som, que no in�cio sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.

    Externamente a Taito basicamente reproduzia as m�quinas norte-americanas de sucesso, principalmente da Willians e da Bally.

    A LTD, sediada em Campinas, SP, tamb�m produzia principalmente r�plicas das m�quinas americanas Williams, Bally e Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletr�nica tamb�m era pr�prio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas primeiras m�quinas (por exemplo: Space Poker, c�pia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas �ltimas m�quinas, de meados dos anos 80 (exemplo Pec Man, c�pia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, c�pia da Gottlieb Haunted House).

    O curioso � que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram c�pias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a cl�ssica Bally Xenon, que serviu de inspira��o para a Taito Zarza e tamb�m para a LTD Zephy.

    Nos anos 80 surgiram mais tr�s f�bricas com uma produ��o consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).

    Refer�ncias

    Nitrini, D�cio (10 de julho de 1977).

    �Fliperama apossa-se do mercado de lazer�.S�o Paulo.O Estado de S.Paulo.37 p�ginas

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    Foto de uma m�quina de pinball.

    O jogador est� � esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito.

    Pinball, flipper,[1] fliperama,[2] ou fl�per[3][4] � um jogo eletromec�nico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal (geralmente mais bolas aparecem em "modos miss�o no jogo") caiam no espa�o existente na parte inferior da �rea de jogo.

    A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela �rea de jogo, aumenta a pontua��o do jogador.

    As primeiras m�quinas eram mec�nicas e ao longo das d�cadas foram se sofisticando.

    Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avan�os, passando a apresentar pain�is de pontua��o digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo.

    No in�cio dos anos 80, passaram a incorporar fala sint�tica.

    A Taito foi uma not�vel fabricante de m�quinas de pinball.

    S�o exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally, em meio a tantas outras.

    Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern.

    Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletr�nicos) eram uma coqueluche nos centros das grandes cidades.

    Aos poucos, a reputa��o destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings centers e endere�os mais nobres.

    Hoje, no in�cio do S�culo XXI, ainda que com menos glamour, as m�quinas ainda existem e t�m seus adeptos, mesmo com a concorr�ncia dos jogos de computador.

    No bairro do Tatuap� em S�o Paulo, na Rua Coelho Lisboa, pr�ximo � Pra�a Silvio Romero e Metr� Tatuap�, h� um Fliperama em pleno funcionamento.

    � o famoso h� d�cadas Lords Tatuap�.

    Funciona todos os dias de manh� at� � noite.

    Aos S�bados � noite pode-se ver Fam�lias inteiras, v�rias gera��es incluindo as meninas que tamb�m curtem Fliperama.

    M�quina de 1750.

    A evolu��o dos jogos outdoor [ editar | editar c�digo-fonte ]

    As origens do pinball se misturam com a hist�ria de muitos outros jogos.

    Jogos de arremessar bolas em um campo como a bocha, praticados em ambientes abertos, naturalmente evolu�ram para jogos de bater em bolas com bast�es com o objetivo de lan�a-las contra obst�culos.

    O cr�quete e o Shuffleboard s�o exemplos de tais jogos.

    Com o tempo, surgiram vers�es destes jogos que eram praticadas em mesas, como o bilhar ou o Carrom, ou em pistas como o boliche.

    Estes jogos de mesa acabaram por se transformar nas m�quinas de pinball modernas.

    H� registros hist�ricos da exist�ncia de jogos de mesa desde o s�culo XV.

    Ao mesmo tempo que alguns jogos transformaram os gols do cr�quete nas ca�apas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminu�ram em tamanho e os buracos foram colocados em posi��es estrat�gicas no meio da mesa.

    Na Fran�a, durante o reinado de Lu�s XIV, algu�m criou uma mesa de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na outra extremidade atirando bolas com um bast�o com o intuito de derrubar os pinos.

    Os pinos levavam muito tempo para serem reerguidos ap�s derrubados, portanto, uma evolu��o natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os alvos.

    Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais dif�ceis de se alcan�ar.

    Em 1777 houve uma festa para o rei e h2poker esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irm�o do rei.

    A sensa��o da festa era um novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam bolas de marfim para a parte mais alta da mesa.

    O irm�o do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que em pouco tempo se difundiu pela Fran�a.

    Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a Am�rica enquanto ajudavam a combater os ingleses na Guerra Revolucion�ria Americana.

    O jogo tornou-se t�o popular nos Estados Unidos a ponto de se ver a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.

    O nascimento do Pinball [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Em 1869, um inventor brit�nico chamado Montegue Redgrave veio � Am�rica e construiu mesas de bagatelle em h2poker f�brica na cidade de Cincinnati, Ohio.

    Em 1871 Redgrave recebeu a patente americana n�mero 115 357 pelos seus "Aperfei�oamentos em Bagatelle", que substitu�am o taco por um lan�ador com mola.

    O jogador arremessava as bolas na mesa inclinada utilizando o lan�ador, algo que existe nas m�quinas de pinball at� hoje.

    Essa inova��o tornou o jogo mais agrad�vel aos jogadores.

    O jogo tamb�m diminuiu de tamanho e passou a caber em cima de balc�es de bar.

    As inova��es de Redgrave no design do jogo s�o reconhecidas como o nascimento do pinball em h2poker forma moderna.

    A depress�o econ�mica [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Em 1930, estavam sendo fabricadas vers�es de bagatelle operadas por moedas, agora conhecidas como "marble games" ou "pin games".

    A mesa ficava debaixo de um vidro e usava o lan�ador de Redgrave para atirar a bola para o topo da mesa inclinada.

    Em 1931, "Baffle Ball" de David Gottlieb se tornou o primeiro grande sucesso desta era.

    Vendido pelo pre�o de US$ 17,50 (a mesa), o jogo liberava ao jogador 5 bolas por 1 centavo de d�lar.

    O jogo conquistou um p�blico sedento por divers�o barata em uma �poca de depress�o econ�mica.

    A maioria das farm�cias e tavernas nos Estados Unidos possu�a m�quinas de pinball e muitos destes lugares conseguiam o retorno financeiro para pagar o pre�o da m�quina em quest�o de apenas alguns dias de divers�o de seus clientes.

    Baffle Ball vendeu cerca de 50 mil unidades e estabeleceu Gottlieb como o primeiro grande fabricante de m�quinas de pinball.

    Em 1932, Ray Moloney, distribuidor da Gottlieb, come�ou a achar dif�cil conseguir mais vendas de Baffle Ball.

    Frustrado, ele fundou a Lion Manufacturing para produzir um jogo com seu pr�prio design, a "Ballyhoo", nome de uma revista popular da �poca.

    O jogo tamb�m foi um grande sucesso.

    Com h2poker mesa maior e seus dez buracos tornando-o mais desafiador que "Baffle Ball", vendeu 50.

    000 unidades em 7 meses.

    Moloney mudou o nome da companhia para Bally refletindo o sucesso deste jogo.

    Estas primeiras m�quinas eram relativamente pequenas, mecanicamente simples e desenhadas para caber no topo de um balc�o.

    Nos anos 30 viram muitas inova��es no design do pinball com a introdu��o da eletricidade.

    Uma companhia chamada Pacific Amusements em Los Angeles, Calif�rnia, produziu em 1933 um jogo chamado "Contact".

    A m�quina tinha um solenoide usado para ejetar a bola para fora de um buraco no meio da mesa.

    Outro solenoide tocava um sino.

    O designer de "Contact", Harry Williams, formou em 1944 h2poker pr�pria companhia, a Williams.

    Outros fabricantes logo seguiram a moda com funcionalidades similares.

    Luzes el�tricas logo se tornaram um padr�o para todas as m�quinas de pinball subsequentes, com a inten��o de atrair a aten��o das pessoas para as mesas.

    Ao fim de 1932 existiam aproximadamente 150 companhias fabricando m�quinas de pinball, a maioria delas na cidade de Chicago, Illinois.

    Chicago foi o centro de fabrica��o de pinballs desde ent�o.

    A competi��o entre as companhias era brutal, entretanto, e em 1934 restavam apenas 14 companhias.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as grandes companhias de jogos operados por fichas se voltaram para a produ��o de equipamento de guerra numa atitude de refor�o aos EUA.

    Algumas companhias como a Williams compraram jogos e adicionaram novas imagens com temas patriotas.

    Ao fim da guerra, uma gera��o de norte americanos procurava por divers�o em bares e cervejarias.

    O pinball viveu outra era de ouro.

    Surgiram inova��es como o mecanismo de tilt e os jogos gratuitos, conhecidos como "replays".

    A mesa "Humpty Dumpty" da Gottlieb, lan�ada em 1947, foi a primeira a ter flippers controlados pelo jogador adicionando um fator de habilidade ao pinball.

    Esta grande inova��o foi uma das muitas feitas pelo designer Steve Kordek, que tamb�m recebe os cr�ditos pela introdu��o do primeiro "drop target" (em "Vagabond" 1962) e pelo "multiball" (em "Beat The Clock" 1963), conceitos que s�o considerados fundamentais no pinball.

    Os primeiros pinballs chegaram no Brasil por meio de importa��o direta por um empres�rio do setor hoteleiro de Po�os de Caldas, MG, em 1940.

    Em 1946 o Presidente Dutra proibiu o jogo e consequentemente a opera��o destas m�quinas de divers�es provavelmente por confund�-las com as m�quinas de jogos de azar, como ca�a-n�queis.

    Em 1969 empres�rios de S�o Paulo que atuavam basicamente no setor de bilhares iniciaram a importa��o de pinballs usados dos Estados Unidos de forma independente e capilar.

    Em 1970, observando que seria um �timo neg�cio, o argentino Tadeo Roman vendeu a h2poker participa��o em um hotel e criou uma pequena f�brica chamada Diverama na rua Guaianases, estrategicamente pr�xima � regi�o da rua Santa Efig�nia, centro antigo de S�o Paulo.

    Provavelmente as m�quinas chegavam no Brasil por meio de importa��o direta ou eram montadas no Brasil (regime conhecido como CKD).

    Em 1971 a Taito do Brasil entrou no mercado inicialmente importando m�quinas e comprando empresas concorrentes e posteriormente instalando numa enorme f�brica no bairro de Santo Amaro, em S�o Paulo, com aproximadamente dez mil metros quadrados.

    O elevado custo de importa��o por ser classificado como um produto sup�rfluo tornou economicamente invi�vel a importa��o de m�quinas e leva a Taito a produzir m�quinas no Brasil mudando o foco do neg�cio da empresa que globalmente se concentrava em opera��o de lojas de divers�es eletr�nicas.

    Seu primeiro projeto foi um pinball eletr�nico que usava tecnologia TTL, isto �, embora digital, n�o utilizava microprocessador, fortemente inspirada num fabricante espanhol chamado Playmatic.

    Este sistema apresentou v�rios inconvenientes t�cnicos (dificuldade de manuten��o em campo, dificuldade de treinar uma rede enorme de equipes de manuten��o e - o pior problema - centelhas el�tricas fortes pr�ximas � porta da m�quina faziam a m�quina conceder cr�ditos, o que representava uma violenta perda de arrecada��o).

    No final dos anos 70 um novo projeto desenvolvido no Brasil e, j� sob a lei de reserva de mercado, colocou as m�quinas da Taito no mesmo n�vel dos fabricantes americanos do ponto de vista de hardware e software.

    Este sistema usava um microprocessador 8080 da Intel e apresentava v�rios recursos e facilidades muito avan�adas para a �poca, como levantamento estat�stico de dados (tempo m�dio de jogo, tempo total de horas que a m�quina est� ligada, quantas vezes a m�quina foi desligada etc.

    ) At� o final das atividades da Taito este sistema foi usado, embora um novo projeto, usando o microprocessador Z80 chegou a ser implantado nas �ltimas m�quinas da linha de produ��o, provavelmente para testes em campo.

    Os avan�os principais na parte eletr�nica praticamente se concentraram na placa de som, que no in�cio sequer existia e, nos modelos mais sofisticados, usava um microprocessador Motorola 6800, Sintetizador de voz Votrax SC-01 e dois geradores de som GI modelo AY-3-8910.

    Externamente a Taito basicamente reproduzia as m�quinas norte-americanas de sucesso, principalmente da Willians e da Bally.

    A LTD, sediada em Campinas, SP, tamb�m produzia principalmente r�plicas das m�quinas americanas Williams, Bally e Gottlieb desde os anos 70 e o projeto da parte eletr�nica tamb�m era pr�prio, usando um microprocessador Motorola 6802 nas primeiras m�quinas (por exemplo: Space Poker, c�pia da Williams Alien Poker) e um 6803 nas �ltimas m�quinas, de meados dos anos 80 (exemplo Pec Man, c�pia da Bally Pac Man e Haunted Hotel, c�pia da Gottlieb Haunted House).

    O curioso � que como ambas copiavam modelos do mesmo fabricante, surgiram c�pias do mesmo modelo da Taito e da LTD, como a cl�ssica Bally Xenon, que serviu de inspira��o para a Taito Zarza e tamb�m para a LTD Zephy.

    Nos anos 80 surgiram mais tr�s f�bricas com uma produ��o consideravelmente menor: Fliperbol, Rowamet (ambas sediadas no estado de SP).

    Refer�ncias

    Nitrini, D�cio (10 de julho de 1977).

    �Fliperama apossa-se do mercado de lazer�.S�o Paulo.O Estado de S.Paulo.37 p�ginas

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